4 de julho de 2015

Alunos da Escola Secundária D. João II ganham o prémio do melhor trabalho, no Concurso “Rato de Biblioteca”

O Concurso "Rato de Biblioteca" é dinamizado, anualmente, pela Fundação Vox Populi. Tem como objetivo divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Pesquisa, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e mudança de atitude dos alunos.

Uma equipa de professores de várias disciplinas, a biblioteca escolar e os alunos da Escola Secundária D. João II, no início do ano letivo 2014/2015, decidiram candidatar-se a este concurso, escolhendo tema a desenvolver "Origem da Traineira do Rio Sado". A escolha recaiu na traineira porque há muitos alunos que têm ou tiveram familiares que se dedicam a esta atividade, utilizando esta embarcação, pelo que mostraram de imediato vontade de explorar este tema. O projeto permitiu que os familiares fossem envolvidos, conduzindo a uma aproximação com a comunidade envolvente.
Por outro lado, são raras as vezes que o tema é trabalhado de forma tão contextualizada e pormenorizada, sendo que este projeto constitui uma boa oportunidade para o fazer.
Durante este processo foram elaboradas entrevistas, recolhidas fotografias, elaborados vídeos, poemas, ebooks, jogos em scratch, e construídas traineiras com materiais reciclados, sendo uma trabalhada com materiais eletrónicos e programados para que algumas partes se movessem e emitissem o som das ondas do mar.
Por fim, foi construído um portal digital, no qual estão disponíveis a maioria dos trabalhos desenvolvido. 

Este trabalho valeu a esta equipa de alunos e professores o prémio do melhor trabalho a concurso, atribuído no encontro nacional de escolas, que decorreu em Ponte de Lima.







Traineira eletrónica com arduino
video

Sem comentários: